BLOG CATEGORIES:
SEARCH THE BLOG:
24
fev-2012

O Norte Peruano : TRUJILLO … Cidade da Eterna Primavera

TRUJILLO é uma cidade da costa norte do Perú, capital do Departamento de La Libertad e da Provincia de Trujillo. Encontra-se localizada a uma altitude de 34 m.s.n.m., para a margem direita do Vale do Rio Moche e a poucos quilómetros do Oceano Pacífico.

A fundação da cidade se conhece que foi por Diego de Almagro no dia 06 de Dezembro de 1534 baixo o nome de ” Trujillo de Nova Castilla “, sobre um território ancestralmente povoado por civilizações milenárias; no entanto sua fundação foi oficializada por Francisco Pizarro no dia 05 de Março de 1535, data na que se instalou seu primeiro cabildo, se constituindo administrativa e comercialmente em uma das principais cidades do Virreinato do Perú.

A Trujillo conhece-lha como a ” Cidade da Eterna Primavera ” e também como a ” Capital Nacional da Marinera ” sendo assim recebendo o nome também de ” Capital da Cultura do Perú “, epiteto ganhado pela considerável quantidade de eventos culturais de alcance nacional e internacional que se desenvolvem na cidade, entre os que destacam : o Concurso Nacional da Marinera, o Festival Internacional da Primavera e a Feira Internacional do Livro.

Trujillo conta com duas zonas arqueológicas de muita importância, onde albergam importantes monumentos pre-colombinos como são a Cidadela de Chan – Chan que é a mais extensa do mundo antigo feita de varro e que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO  em 1986 ; também temos as Huacas del Sol que é considerada a maior pirâmide de varro do Perú e a Huaca de La Luna .

O centro da cidade está povoado de diversos monumentos, entre os que predominam as edificações produto da arquitetura religiosa imperante durante a época virreinal, além de casonas que datam da mesma época e dos albores da República; cujo distintivo são suas janelas grandes com grades a maneira de encaixes e balcones de madeira.

Na parte do Oceano Pacífico, temos a famosa Playa Huanchaco onde podemos apreciar os famosos ” Caballitos de Totora ” que serviram aos antepassados para a pesca artesanal. E nos prados temos os famosos ” Caballos de Paso ” onde ao igual qye a Marinera são seu patrimônio cultural .

Trujillo encontra-se a 09 horas de viagem por bus desde Lima e a 1:30 hs. de avião desde Lima. Não deixe de considerar este destino na sua próxima visita ao Perú.

0

 likes / One comment
Share this post:

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec