BLOG CATEGORIES:
SEARCH THE BLOG:
12
abr-2011

As três regiões naturais do Perú ( Costa – Serra e Selva )

Estando na cidade de Lima ao nível do mar ( Costa ) podemos seguir em direção da Serra Central pela chamada Carreteira Central, passando a ser uma principal artéria de esta urbe. Depois que passa por Chosica e vai deixando o Departamento de Lima , segue num só tramo até começar a subir pela cordilheira dos Andes chegando ao ponto mais alto da carreteira que se chama TICLIO ( 4.818 m.s.n.m. ), passagem obrigatório para as cidades serranas do Perú ( Serra ) , como : La Oroya, Morococha, Huancayo, Cerro de Pasco, Tarma ; e também cidades importantes da selva central ( Selva ) como : Chanchamayo, San Ramon, La Merced, Perene, Pichanaki, Satipo, Oxapampa, entre outros.
A temperatura ambiental oscila entre 8 ° e  – 5° C , e o ar têm aproximadamente 50 % menos de oxigênio comparado com as cidades da Costa, o que ocasiona em algumas pessoas que passam por este ponto, o chamado mal de altura ou ” soroche ” . Outro interesse de importância é que perto deste ponto encontra-se a estação ferroviária de ” La Galera ” , situada a 4.781 m.s.n.m. o que converte ao Ferrocarril Central o mais alto ponto ferroviário do mundo. O ponto de partida deste ferrocarril encontra-se na Estação de Desamparados em pleno coração de Lima, a escassos metros do Palácio de Governo. Termina na cidade de La Oroya e logo se divide até Cerro de Pasco e Huancayo. Desde este ultimo, sai o chamado trem macho com direção para o Departamento de Huancavelica , fechando assim os ferrocarriles centrales do Perú. Este trem, está saindo hoje em dia somente para  determinadas datas festivas , desde Lima até a cidade de Huancayo , ver cronograma em : www.fcca.com.pe Passando o ponto mais alto da Cordilheira Central, chegamos à cidade de La Oroya, que fica na Província de Yauli e no Departamento de Junín; desde onde se dividem em três ramais . O primeiro ramal se dirige ao sul, passando pela cidade de Jauja ( 3.552 m.s.n.m. ) e seguindo para a cidade de Concepción ( 3252 m.s.n.m. ) e chegando até a cidade de Huancayo ( 3.271 m.s.n.m. ) . Deste ponto se segue para a cidade de Huancavelica e continuar até a cidade de Ayacucho , ambas são capitais dos Departamentos com o mesmo nome. O segundo ramal se dirige até o este na direção da cidade de Tarma ( 3.050 m.s.n.m. ) desde onde se pode comunicar com as cidades do departamento de Junín e as cidades das províncias amazônicas do Departamento de Cerro de Pasco : Chanchamayo, Satipo e Oxapampa. O terceiro ramal se dirige até o norte ingressando ao Departamento de Pasco e comunicando-se com  a
cidade de Cerro de Pasco. Continua até o norte chegando à cidade de Huánuco , nome que leva o mesmo Departamento. Seguindo vai chegar à cidade de Tingo Maria onde vai dividir-se duas estradas; uma chega até a cidade de Pucallpa que é a capital do departamento de Ucayali e a outra mais ao norte até a cidade de Tocache que é a capital do Departamento de San Martin.

Saindo desde a cidade de Lima bem cedo e seguindo pela Carreteira Central até a cidade de La Oroya para seguir pelo segundo ramal , passando por Tarma, Acobamba ( parada para almoçar ) , Chanchamayo y chegar na cidade de San Ramón no final da tarde, poderemos conhecer as três regiões naturais do Perú num dia; este é um programa exclusivo de Nazca Travel operadora de turismo localizada no Rio de Janeiro.

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec